CAMPO DE ESTUDO
|
Escola Jean Piaget*
|
EQUIPE
|
Ana, Bruno, Cláudia e Sônia
|
TEMA
|
FALTA DE ATENÇÃO NA SALA DE AULA
|
TESE/HIPÓTESE
|
Se o aluno prestasse mais atenção nas aulas,
aprenderia melhor.
|
PERGUNTA
|
Como fazer para que o aluno passe a prestar mais
atenção na sala de aula?
|
OBJETIVO GERAL
|
Discutir a atuação do professor em sala de aula
que possa utilizar de novas metodologias para que o aluno possa ficar mais
interessado nas aulas.
|
CATEGORIAS
|
Atenção; metodologia; interesse; aprendizagem
|
APORTE TEÓRICO
|
Livros de Psicologia, LDB, Parâmetros
Curriculares, Referenciais do Ensino Infantil, sites da internet, Revista
Nova Escola,etc.
|
METODOLOGIA
|
Observação na Escola Campo de estudo, Pesquisa
bibliográfica e entrevistas a professores da escola.
|
NOVIDADE
|
Análise de temas de interesse do aluno que possa
resolver a falta de atenção e que o professor possa trabalhar os conteúdos da
aprendizagem.
|
OBJETO DE ESTUDO
|
O aluno.
|
MINUTA DE PROJETO SOCIAL
CAMPO
DE ESTUDO
|
Rua
15 de novembro centro
|
EQUIPE
|
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
|
TÍTULO
|
Sensibilizando
a comunidade para economizar água
|
TESE/HIPÓTESE
|
Trabalhando
a sensibilização e a educação da comunidade da rua 15 de novembro no centro
da cidade com relação ao uso inteligente da água, teríamos a preservação de
um bem necessário para toda cidade.
|
PERGUNTA
|
Como
sensibilizar as pessoas da rua 15 de novembro na defesa do uso da água,
reconhecendo como um bem necessário para toda cidade?
|
OBJETIVO
GERAL
|
Fazer
a comunidade da rua 15 de novembro economizar água e sensibilizar-se com o
problema de sua escassez.
|
CATEGORIAS
|
Sensibilização;
agentes multiplicadores; programas de
uso racional; realidade mundial.
|
APORTE
TEÓRICO
|
Nelson
Dacach; Butler Memon; Ruscheinsky; Paulo Freire; Pedro Jacobi e sites que
falem do assunto.
|
METODOLOGIA
|
Observação
na comunidade quanto ao consumo da água; pesquisa bibliográfica e entrevistas
com setores da comunidade responsável pelo abastecimento.
|
NOVIDADE
|
Fazer
da rua 15 de novembro agentes multiplicadores com o objetivo de sensibilizar
toda a cidade.
|
OBJETO
DE ESTUDO
|
A
comunidade da rua 15 de novembro
|
OUTRO EXEMPLO:
CAMPO DE ESTUDO
|
Bairro Sapucaia
|
EQUIPE
|
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
|
TÍTULO
|
INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO ESPORTE
|
TESE/HIPÓTESE
|
Se fosse reconhecida a prática de esporte como canal de
socialização positiva para a inclusão social no Bairro Sapucaia, as questões
sociais seriam amenizadas.
|
PERGUNTA
|
Como amenizar a violência, o uso das drogas e tantos
males sociais que vem acontecendo no Bairro de Sapucaia entre crianças e
jovens através do esporte?
|
OBJETIVO GERAL
|
Aliar esporte na rotina de vida das crianças e jovens
do Bairro Sapucaia, permitindo-lhes que se sintam participantes da sociedade
além de possibilitar um desenvolvimento em habilidades fundamentais físicas e
psicológicas.
|
CATEGORIAS
|
Esporte; sociabilidade; inclusão social; educação.
|
APORTE TEÓRICO
|
Parâmetros curriculares nacionais: educação física,
volume 7; Paulo Freire; Lovisolo e sites que falem sobre o assunto.
|
METODOLOGIA
|
Observação do comportamento das crianças e jovens de
Sapucaia, pesquisa bibliográfica sobre o assunto em questão e entrevistas com
moradores do bairro.
|
NOVIDADE
|
Incluir crianças e jovens na sociedade através dos
esportes.
|
OBJETO DE ESTUDO
|
Crianças e jovens de Sapucaia.
|
Nenhum comentário:
Postar um comentário