Modelo de minuta

Minuta é uma síntese de projeto
 que delimita o tema a ser pesquisado 



CAMPO DE ESTUDO
Escola Jean Piaget*
EQUIPE
Ana, Bruno, Cláudia e Sônia
TEMA
FALTA DE ATENÇÃO NA SALA DE AULA
TESE/HIPÓTESE
Se o aluno prestasse mais atenção nas aulas, aprenderia melhor.
PERGUNTA
Como fazer para que o aluno passe a prestar mais atenção na sala de aula?
OBJETIVO GERAL
Discutir a atuação do professor em sala de aula que possa utilizar de novas metodologias para que o aluno possa ficar mais interessado nas aulas.
CATEGORIAS
Atenção; metodologia; interesse; aprendizagem
APORTE TEÓRICO
Livros de Psicologia, LDB, Parâmetros Curriculares, Referenciais do Ensino Infantil, sites da internet, Revista Nova Escola,etc.
METODOLOGIA
Observação na Escola Campo de estudo, Pesquisa bibliográfica e entrevistas a professores da escola.
NOVIDADE
Análise de temas de interesse do aluno que possa resolver a falta de atenção e que o professor possa trabalhar os conteúdos da aprendizagem.
OBJETO DE ESTUDO
O aluno.







MINUTA DE PROJETO SOCIAL





CAMPO DE ESTUDO
Rua 15 de novembro centro
EQUIPE
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
TÍTULO
Sensibilizando a comunidade para economizar água
TESE/HIPÓTESE
Trabalhando a sensibilização e a educação da comunidade da rua 15 de novembro no centro da cidade com relação ao uso inteligente da água, teríamos a preservação de um bem necessário para toda cidade.
PERGUNTA
Como sensibilizar as pessoas da rua 15 de novembro na defesa do uso da água, reconhecendo como um bem necessário para toda cidade?
OBJETIVO GERAL
Fazer a comunidade da rua 15 de novembro economizar água e sensibilizar-se com o problema de sua escassez.
CATEGORIAS
Sensibilização; agentes multiplicadores;  programas de uso racional; realidade mundial.
APORTE TEÓRICO
Nelson Dacach; Butler Memon; Ruscheinsky; Paulo Freire; Pedro Jacobi e sites que falem do assunto.
METODOLOGIA
Observação na comunidade quanto ao consumo da água; pesquisa bibliográfica e entrevistas com setores da comunidade responsável pelo abastecimento.
NOVIDADE
Fazer da rua 15 de novembro agentes multiplicadores com o objetivo de sensibilizar toda a cidade.
OBJETO DE ESTUDO
A comunidade da rua 15 de novembro






























Observe que para ser social, é necessário que ele conte com a participação de alguma forma da comunidade. A maioria dos alunos ao fazer um projeto desta natureza, indiretamente manda abrir as torneiras para acabar com a falta constante de água.
Também é importante incluir na justificativa alguma coisa sobre se existe um rio que corta a cidade, de como ele é tratado, de como é importante para a comunidade e o que a comunidade pode fazer para melhorar.
Deve-se não mencionar nada em projeto social que a comunidade não possa fazer. Veja as possibilidades de cada um.

OUTRO EXEMPLO:



CAMPO DE ESTUDO
Bairro Sapucaia
EQUIPE
XXXXXXXXXXXXXXXXXXXX
TÍTULO
INCLUSÃO SOCIAL ATRAVÉS DO ESPORTE
TESE/HIPÓTESE
Se fosse reconhecida a prática de esporte como canal de socialização positiva para a inclusão social no Bairro Sapucaia, as questões sociais seriam amenizadas.
PERGUNTA
Como amenizar a violência, o uso das drogas e tantos males sociais que vem acontecendo no Bairro de Sapucaia entre crianças e jovens através do esporte?
OBJETIVO GERAL
Aliar esporte na rotina de vida das crianças e jovens do Bairro Sapucaia, permitindo-lhes que se sintam participantes da sociedade além de possibilitar um desenvolvimento em habilidades fundamentais físicas e psicológicas.
CATEGORIAS
Esporte; sociabilidade; inclusão social; educação.
APORTE TEÓRICO
Parâmetros curriculares nacionais: educação física, volume 7; Paulo Freire; Lovisolo e sites que falem sobre o assunto.
METODOLOGIA
Observação do comportamento das crianças e jovens de Sapucaia, pesquisa bibliográfica sobre o assunto em questão e entrevistas com moradores do bairro.
NOVIDADE
Incluir crianças e jovens na sociedade através dos esportes.
OBJETO DE ESTUDO
Crianças e jovens de Sapucaia.





































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PCN

Os projetos são excelentes situações para que os alunos produzam textos de forma contextualizada — além do que, dependendo de como se organizam, exigem leitura, escuta de leituras, produção de textos orais, estudo, pesquisa ou outras atividades. Podem ser de curta ou média duração, envolver ou não outras áreas do conhecimento e resultar em diferentes produtos: uma coletânea de textos de um mesmo gênero (poemas, contos de assombração ou de fadas, lendas, etc.), um livro sobre um tema pesquisado, uma revista sobre vários temas estudados, um mural, uma cartilha sobre cuidados com a saúde, um jornal mensal, um folheto informativo, um panfleto, os cartazes de divulgação de uma festa na escola ou um único cartaz. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.70/71)

PCN

Os projetos, além de oferecerem reais condições de produção de textos escritos, carregam exigências de grande valor pedagógico. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.71)

PCN

[...] por intermédio dos projetos é possível uma intersecção entre conteúdos de diferentes áreas: por outro lado, há os projetos da área de Língua Portuguesa que, em função do objetivo de trabalhar com textos informativos, privilegiam assuntos de outras áreas, dos temas transversais, por exemplo. Por outro lado, no ensino das outras áreas, é imprescindível que se faça uso do registro escrito como recurso de documentação e de estudo. Esse registro pode resultar na elaboração de portadores de textos específicos, ao final ou durante o trabalho. Por exemplo: fazer um diário de viagem (pelos lugares que estão sendo estudados); elaborar uma cartilha sobre o que é a coleta seletiva do lixo, sua importância e instruções para realização; escrever um livro sobre as grandes navegações; ou um panfleto com estatísticas a respeito de um assunto discutido; (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.72)

PCN

Os projetos favorecem o necessário compromisso do aluno com sua própria aprendizagem. O fato de o objetivo ser compartilhado, desde o início, e de haver um produto final em torno do qual o trabalho de todos se organiza, contribui muito mais para o engajamento do aluno nas tarefas como um todo, do que quando essas são definidas pelo professor; determinadas práticas habituais que não fazem qualquer sentido quando trabalhadas de forma descontextualizada podem ganhar significado no interior dos projetos: a cópia, o ditado, a produção coletiva de textos, a correção exaustiva do produto final, a exigência de uma ortografia impecável, etc. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997,p.72/73)

PCN

Entre os principais recursos que precisam estar disponíveis na escola para viabilizar a proposta didática da área, estão os textos autênticos. A utilização de textos autênticos pressupõe cuidado com a manutenção de suas características gráficas: formatação, paginação, diferentes elementos utilizados para atribuição de sentido — como fotografias, desenhos gráficos, ilustrações, etc. Da mesma forma, é importante que esses textos, sempre que possível, sejam trazidos para a sala de aula nos seus portadores de origem (ainda que em algumas situações possam ser agrupados segundo gênero ou tema, por exemplo, para atender a necessidades específicas dos projetos de estudo). (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.91)

PCN

Na biblioteca escolar é necessário que sejam colocados à disposição dos alunos textos dos mais variados gêneros, respeitados os seus portadores: livros de contos, romances, poesia, enciclopédias, dicionários, jornais, revistas (infantis, em quadrinhos, de palavras cruzadas e outros jogos), livros de consulta das diversas áreas do conhecimento, almanaques, revistas de literatura de cordel, textos gravados em áudio e em vídeo, entre outros. Além dos materiais impressos que se pode adquirir no mercado, também aqueles que são produzidos pelos alunos — produtos dos mais variados projetos de estudo — podem compor o acervo da biblioteca escolar: coletâneas de contos, trava-línguas, piadas, brincadeiras e jogos infantis, livros de narrativas ficcionais, dossiês sobre assuntos específicos, diários de viagens, revistas, jornais, etc. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.92)

PCN

Desde o primeiro ciclo é preciso que os alunos leiam diferentes textos que circulam socialmente. A seleção do material de leitura deve ter como critérios: a variedade de gêneros, a possibilidade de o conteúdo interessar, o atendimento aos projetos de estudo e pesquisa das demais áreas, o subsídio aos projetos da própria área. Por exemplo, para o desenvolvimento de uma proposta de produção de um diário sobre uma viagem imaginária, é importante que se leiam diferentes materiais: textos informativos sobre como se pode chegar ao lugar escolhido, como é a fauna e a flora da região, qual a localização geográfica do continente, qual o clima, quais roupas são adequadas para o trajeto, qual o tempo de duração da viagem e o meio de transporte escolhido, etc. Também é importante que se leiam textos como os encontrados num diário, para aprender como são escritos, caso a classe tenha conhecimento insuficiente do gênero para produzi-lo. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.106)

PAULO RENATO SOUZA

Estamos certos de que os Parâmetros serão instrumento útil no apoio às discussões pedagógicas em sua escola, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, na reflexão sobre a prática educativa e na análise do material didático. E esperamos, por meio deles, estar contribuindo para a sua atualização profissional — um direito seu e, afinal, um dever do Estado. Paulo Renato Souza Ministro da Educação e do Desporto (BRASIL. PCN. 1997)

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