Esqueleto do diagnóstico

Este Projeto de Pesquisa é 

recomendado para o 1º Ano Normal Médio




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UNIDADE EDUCACIONAL DA PREFEITURA DA ALIANÇA
CURSO NORMAL MÉDIO
PRÁTICA PEDAGÓGICA


NOME DO ALUNO COMPLETO E ORDEM ALFABÉTICA
NOME DO ALUNO COMPLETO E ORDEM ALFABÉTICA
NOME DO ALUNO COMPLETO E ORDEM ALFABÉTICA
NOME DO ALUNO COMPLETO E ORDEM ALFABÉTICA








DIAGNÓSTICO QUALITATIVO DA ESCOLA CAMPO DE ESTUDO







ORIENTADORA: Professora Sueli Rodrigues de Albuquerque Ferreira







ALIANÇA/2015

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1.    APRESENTAÇÃO


O relatório do diagnóstico qualitativo do campo de estudo é uma tarefa pedagógica, visando informar sobre a realidade onde foi desenvolvido o estudo, bem como justificar a definição do projeto de ação a ser elaborado e executado nessa realidade.
A Escola Campo de Estudo onde realizamos a Prática Pedagógica é a digitar o nome da escola, situada a Rua digitar o nome da rua, digitar o número, bairro ou distrito, digitar o nome, CEP 55.890 000, Aliança, Pernambuco.
Colocar foto da escola (opcional)


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EQUIPE


Nome – NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
Rua        preencher           Nº preencher
Bairro/Distrito: Centro
Cidade: Aliança
Estado: PE
CEP: 55.890.000
Telefone: (81) preencher
E-mail: preencher
Facebook: preencher

Nome – NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
Rua            preencher   Nº preencher
Bairro/Distrito: Centro
Cidade: Aliança
Estado: PE
CEP: 55.890.000
Telefone: (81) preencher
E-mail: preencher
Facebook: preencher

Nome – NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
Rua           preencher     Nº preencher
Bairro/Distrito: Centro
Cidade: Aliança
Estado: PE
CEP: 55.890.000
Telefone: (81) preencher
E-mail: preencher
Facebook: preencher

Nome – NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
Rua           preencher     Nº preencher
Bairro/Distrito: Centro
Cidade: Aliança
Estado: PE
CEP: 55.890.000
Telefone: (81) preencher
E-mail: preencher
Facebook: preencher

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SUMÁRIO


1.     APRESENTAÇÃO
2
2.     INTRODUÇÃO
4
3.    DESENVOLVIMENTO

 3.1. Condições de vida da população da cidade de  Aliança

   3.1.1.   Educação

   3.1.2.   Saúde

   3.1.3.   Habitação

   3.1.4.   Salário e renda

   3.1.5.   Movimentos sociais

 3.2. Quadro da educação escolar em Aliança: as redes

 3.3. Perfil quantitativo da escola campo de estudo

   3.3.1.   Número de alunos

   3.3.2.   Número de cursos

   3.3.3.   Número de professores

   3.3.4.   Número de especialistas da educação

   3.3.5.   Número de funcionários de apoio

   3.3.6.   Número de serviços

   3.3.7.   Número de dependências

 3.4.  Perfil qualitativo da escola campo de estudo

   3.4.1.    O aluno

   3.4.2.    O professor

   3.4.3.    Os profissionais da educação

   3.4.4.    Os serviços

   3.4.5.    A relação escola população 

   3.4.6.    O currículo

   3.4.7.   As normas disciplinares

   3.4.8.   As formas de avaliação

4.     CONCLUSÃO

5.     REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

6.     ANEXOS



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2- INTRODUÇÃO


A introdução é a apresentação sucinta e objetiva do trabalho, que fornece informações sobre sua natureza, sua importância e sobre como foi elaborado: objetivo, métodos e procedimentos seguidos.
Em outras palavras, é a parte inicial do texto, onde devem constar a delimitação do assunto tratado, objetivos da pesquisa e outros elementos necessários para situar o tema do trabalho.
Lendo a introdução, o leitor deve sentir-se esclarecido a respeito do tema do trabalho como do raciocínio a ser desenvolvido. Usar no mínimo três parágrafos, com no mínimo três linhas cada parágrafo. Digitar (letra Arial tamanho 12)


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3- DESENVOLVIMENTO


Esta pesquisa mostrará informações sobre: o diagnóstico situacional com as questões referentes a determinantes sociais, como educação; saúde; habitação; salário e renda; e movimentos sociais.

3.1.     Condições de vida da população da cidade de Aliança


Digitar (Arial tamanho 12) pesquisa sobre Aliança. Onde fica situada, etc. Acrescentar, bandeira, hino, etc...


3.1.1.  EDUCAÇÃO

Digitar (letra Arial tamanho 12) aqui as informações coletadas pelo órgão competente, mencionando a técnica usada, se foi por meio de entrevista ou palestra e o nome da pessoa responsável pelas informações e sua função.

3.1.2.  SAÚDE

Digitar (letra Arial tamanho 12) aqui as informações coletadas pelo órgão competente, mencionando a técnica usada, se foi por meio de entrevista ou palestra e o nome da pessoa responsável pelas informações e sua função.

3.1.3.  HABITAÇÃO

Digitar (letra Arial tamanho 12) aqui as informações coletadas pelo órgão competente, mencionando a técnica usada, se foi por meio de entrevista ou palestra e o nome da pessoa responsável pelas informações e sua função.

3.1.4.  SALÁRIO E RENDA

Digitar (letra Arial tamanho 12) aqui as informações coletadas pelo órgão competente, mencionando a técnica usada, se foi por meio de entrevista ou palestra e o nome da pessoa responsável pelas informações e sua função.

3.1.5.  MOVIMENTOS SOCIAIS

Digitar (letra Arial tamanho 12) aqui as informações coletadas pelo órgão competente, mencionando a técnica usada, se foi por meio de entrevista ou palestra e o nome da pessoa responsável pelas informações e sua função.

3.2.     QUADRO DA EDUCAÇÃO ESCOLAR EM ALIANÇA: AS REDES

Escola
Direção
Rede
Endereço
ASSOCIAÇÃO BENEFICENTE DA ALIANÇA
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal

ASSOCIAÇÃO COMUNITÁRIA DE CAUEIRAS
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal
Caueiras
CASA DE APOIO AO MENOR ELISA PEREIRA DE LIRA
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal

CRECHE MARIA EVANGELINA
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal

CRECHE NOSSA SENHORA AUXILIADORA
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal

CRECHE NOSSA SENHORA DA CONCEIÇÃO
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal

CRECHE RAINHA DA PAZ
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal

CRECHE SÃO JOÃO
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal

CRECHE TIA MOCINHA
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal
Tupaoca
ESCOLA CORONEL JOÃO ANTÔNIO DA COSTA AZEVEDO
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal

ESCOLA DOUTOR WALFREDO PESSOA DE MELO
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal
Caueiras
ESCOLA EVANGELINA MORAES PESSOA DE MELO
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal
Aliança
ESCOLA MUNICIPAL ANTÔNIO NOBERTO – EMAN
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal
Rua Orestes Rabelo S/N. CEP: 55.890-000. Telefone: (81)3627-3093 Tupaoca, Aliança – PE.
ESCOLA MUNICIPAL CHÃ DO CAMARÁ
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal

ESCOLA MUNICIPAL DELFINA DE CASTRO
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal

ESCOLA MUNICIPAL DOUTOR JÚLIO DE QUEIROZ
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal

ESCOLA MUNICIPAL JOSÉ BOLIVAR DE MELO
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal
Engenho Cuieiras
ESCOLA MUNICIPAL MARCELO PEREIRA DE LIRA
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal

ESCOLA MUNICIPAL MARIA DAS MERCÊS PEREIRA RABELO
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal

ESCOLA MUNICIPAL PROFESSORA ANÍSIA PEREIRA DE LIRA
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal
COHAB
ESCOLA MUNICIPAL SANTA LUZIA
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal

ESCOLA NOSSA SENHORA DO CARMO
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal

ESCOLA SANTA RITA DE CÁSSIA
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal

ESCOLAS REUNIDAS JOÃO HILÁRIO PEREIRA DE LIRA
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal
Macujê
ESCOLAS REUNIDAS MONSENHOR MARINHO
Maviael Juvenal F. da Silva
Municipal
Rua Severino Gomes de Andrade,S/N. CEP: 55.800.000. Upatininga. Aliança – PE.
UNIDADE EDUCACIONAL DA PREFEITURA DA ALIANÇA – UEPA
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Municipal





COLÉGIO E CURSO BENÍCIO CORREIA
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Particular

EDUCANDÁRIO MARIA NIETE
Particular

EDUCANDÁRIO MONTEIRO LOBATO

Particular

EDUCANDÁRIO POLIVALENTE MARIA LUIZA

Particular

EDUCANDÁRIO SANTA HELENA

Particular

EDUCANDÁRIO SÃO MATEUS

Particular

ESCOLA SANTA ANA

Particular





ESCOLA CORONEL LUIZ IGNÁCIO PESSOA DE MELLO
Digitar o nome do(a) diretor(a) ou responsável
Estadual
Usina Aliança. CEP: 55.890-000 Aliança- PE
ESCOLA DE REFERÊNCIA JOAQUINA LIRA

Estadual

ESCOLA DOM BOSCO

Estadual


3.3.     PERFIL QUANTITATIVO DA ESCOLA CAMPO DE ESTUDO

A Escola Campo de Estudo, onde fizemos a Prática docente, foi digitar o nome da escola.

3.3.1.  NÚMERO DE ALUNOS

ANO/SÉRIE
QUANTIDADE DE ALUNOS
ENSINO INFANTIL
?
ENSINO ESPECIAL
?
1º ANO
?
2º ANO
?
3º ANO
?
4º ANO
?
5º ANO
?
6º ANO
?
7º ANO
?
8º ANO
?
9º ANO
?
1º NORMAL MÉDIO
33
2º NORMAL MÉDIO
17
3º NORMAL MÉDIO
29
4º NORMAL MÉDIO
28
1ª FASE EJA
?
2ª FASE EJA
?
3ª FASE EJA
?
4ª FASE EJA
?
1º MÓDULO EJA MÉDIO
?
2º MÓDULO EJA MÉDIO
?
3º MÓDULO EJA MÉDIO
?
TOTAL
?

3.3.3.  NÚMERO DE PROFESSORES
NOME DO(A) PROFESSOR(A)
FORMAÇÃO
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Sueli Rodrigues de Albuquerque Ferreira
Especialista em Metodologia do Ensino Superior

3.3.4.  NÚMERO DA GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO

FUNÇÃO
NOME
FORMAÇÃO
Gerência de gestão de ensino (Diretor)
André Gustavo Vasconcelos de Lima e Silva
Especialização em Educação Ambiental pela UPE
Gerência de gestão de ensino (Vice diretora)
Raquel de Queiroz Vasconcelos da Cunha
Licenciatura Plena em História e Pós-Graduação em História das Artes e das Religiões
Gerente da gestão administrativa (Secretária)
Sandra Maria Ferreira de Lucena
Licenciatura em Português /Inglês e Pós-graduação em Psicopedagogia
Gerente de desenvolvimento educacional (Coordenadora)
Cristiane Vasconcelos de Lima e Silva
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo
Gerente de desenvolvimento educacional (Coordenadora)
Fernanda.... Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Gerente de desenvolvimento educacional (Coordenadora)
Marluce... Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Gerente de desenvolvimento educacional (Supervisora)
Patrícia.... Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.

3.3.5.  NÚMERO DE FUNCIONÁRIOS DE APOIO E SERVIÇOS

FUNÇÃO
NOME
FORMAÇÃO
Auxiliar na Coordenação (corredores)
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Auxiliar na Coordenação (corredores)
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Auxiliar na Coordenação (corredores)
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Auxiliar na Secretaria
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Auxiliar na Secretaria
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Auxiliar na Secretaria
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Auxiliar na Secretaria
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Auxiliar na Secretaria
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Auxiliar na Secretaria
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Auxiliar na Sala de Informática
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Auxiliar na Sala de Informática
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Auxiliar na Sala de Informática
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Auxiliar na Sala de Informática
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Auxiliar no banco do livro
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Auxiliar no banco do livro
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Auxiliar no banco do livro
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Bibliotecária
Raquel
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Bibliotecária
Maria José
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Bibliotecária
Maria de Fátima
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Bibliotecária
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Merendeira
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Merendeira
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Merendeira
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Merendeira
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Merendeira
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Porteiro
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Porteiro
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Porteiro
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Porteiro
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Servente
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Servente
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Servente
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Servente
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Vigia
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Vigia
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Vigia
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Vigia
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.
Digitar o que for fornecido pela escola campo de estudo.

3.3.7.  NÚMERO DE DEPENDÊNCIAS

ESPAÇO/ÁREA
QUANTIDADE
Almoxarifado
3
Auditório
1
Banco do livro
1
Biblioteca
1
Cozinha
1
Depósito de materiais de expediente
1
Depósito para instrumentos da banca
1
Depósito para merenda
1
Direção
1
Parque de diversão
1
Pátio livre
1
Quadra esportiva
1
Sala de aula
23
Sala de Informática
1
Sala dos Professores
1
Sala multifuncional
1
Sanitários
25
Secretaria
1

3.4.     PERFIL QUALITATIVO DA ESCOLA CAMPO DE ESTUDO

Digitar (Arial tamanho 12) sobre o que você acha da escola de maneira geral. Se ela é útil a comunidade, se ela é importante para o desenvolvimento da cidade. Mencionar aqui o histórico da escola, data da fundação.

3.4.1.  O ALUNO

Digitar (Arial tamanho 12) sobre o que você acha do aluno de maneira geral. De onde ele vem, se usa algum transporte escolar, se a maioria vem dos distritos ou são da cidade, se eles são filhos de pais desempregados ou assalariados que não tem condição de pagar escola particular, se eles estudam porque gostam do prédio, ou gostam da merenda, ou querem melhorar de vida. Mencionar o índice de aprovação no ENEM, vestibular, prova Brasil, entre outras. Se eles são responsáveis com o livro didático, se frequentam a biblioteca, se gostam da merenda, se a maioria fica do início ao fim da aula, se existe algum caso de indisciplina que você conhece, etc...

3.4.2.  O PROFESSOR

Digitar (Arial tamanho 12) sobre o que você acha do professor de maneira geral. De onde ele vem, se usa algum transporte escolar, se a maioria vem dos distritos ou são da cidade, se eles ensinam em outras escolas. Se eles gostam de ensinar. Mencionar o índice de professores com especialização. Se eles usam o livro didático, se frequentam a biblioteca, se usam os recursos tecnológicos e didáticos. Se fazem aulas diferentes, como excursões, seminários, debates, entrevistas, etc. Se tem um bom relacionamento com as famílias.

3.4.3.  OS PROFISSIONAIS DA EDUCAÇÃO (GERÊNCIA DA EDUCAÇÃO)

Digitar (Arial tamanho 12) sobre o trabalho da direção da escola. Se é uma direção democrática, se o diretor administra bem a escola. Se a coordenação e a supervisão tem feito um trabalho bom. Se a secretária da escola tem feito seu trabalho com competência. Dizer como eles foram indicados para a função.

3.4.4.  OS SERVIÇOS

Digitar (Arial tamanho 12) sobre o que você acha dos serviços de modo geral que é feito na escola. Se a merenda é de boa qualidade, se toda ela que é feita os alunos comem, se existe uma merenda melhor que outra, se tem uma pior que a maioria acha. Se a escola está sempre limpa, com as bancas organizadas, quem limpa, como limpa. Se tem lixeira na escola suficiente. Se os banheiros são limpos, se tem sempre papel higiênico e água. Como é feita a limpeza, em que momento. Se sempre tem um porteiro para abrir a escola quando se chega, se ele é educado com os alunos e as pessoas. Se você é bem atendido na biblioteca, se já procurou alguma coisa que não tinha, dizer o que. No banco do livro, como é o atendimento. Se as pessoas podem se sentir seguras na escola, se o serviço de vigilância é bom. Se você conhece algum fato sobre esses pontos.

3.4.5.  A RELAÇÃO ESCOLA POPULAÇÃO

Digitar (Arial tamanho 12) sobre o que você acha da relação escola comunidade. Se a escola é muito procurada pelos pais, se os pais procuram a escola somente quando são chamados. Em que momento no ano foi visto maior presença dos pais.

3.4.6.  O CURRÍCULO
Digitar (Arial tamanho 12) sobre o que você acha do que pesquisou no PCN se a escola põe em prática. Se o horário da escola é obedecido, se as disciplinas todas são trabalhadas. Porque Língua Portuguesa e Matemática tem mais quantidade de aula que as outras disciplinas.

3.4.7.  AS NORMAS DISCIPLINARES

Digitar (Arial tamanho 12) sobre as normas da escola. Se existe, se o aluno sabe que existe, se está exposta ou como foi dita. Se existem muitos casos de indisciplina. Quais os casos de indisciplina mais grave, mais frequente. Quais os alunos que tem mais registros de indisciplina, se os da manhã, os da tarde e os da noite, tentar justificar o que for escolhido. Se você já presenciou algum tipo de agressão física ou verbal na escola. O que foi feito, o que deveria ter sido feito.

3.4.8.  AS FORMAS DE AVALIAÇÃO

A Prova Brasil e o Sistema Nacional de Avaliação da Educação Básica (Saeb) são avaliações para diagnóstico, em larga escala, desenvolvidas pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep/MEC). Têm o objetivo de avaliar a qualidade do ensino oferecido pelo sistema educacional brasileiro a partir de testes padronizados e questionários socioeconômicos.
Nos testes aplicados na quarta e oitava séries (quinto e nono anos) do ensino fundamental e na terceira série do ensino médio, os estudantes respondem a itens (questões) de língua portuguesa, com foco em leitura, e matemática, com foco na resolução de problemas. No questionário socioeconômico, os estudantes fornecem informações sobre fatores de contexto que podem estar associados ao desempenho.
Professores e diretores das turmas e escolas avaliadas também respondem a questionários que coletam dados demográficos, perfil profissional e de condições de trabalho.
A partir das informações do Saeb e da Prova Brasil, o MEC e as secretarias estaduais e municipais de Educação podem definir ações voltadas ao aprimoramento da qualidade da educação no país e a redução das desigualdades existentes, promovendo, por exemplo, a correção de distorções e debilidades identificadas e direcionando seus recursos técnicos e financeiros para áreas identificadas como prioritárias.
As médias de desempenho nessas avaliações também subsidiam o cálculo do Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), ao lado das taxas de aprovação nessas esferas.
Além disso, os dados também estão disponíveis a toda a sociedade que, a partir dos resultados, pode acompanhar as políticas implementadas pelas diferentes esferas de governo. No caso da Prova Brasil, ainda pode ser observado o desempenho específico das escolas públicas urbanas do país.
Os dados dessas avaliações são comparáveis ao longo do tempo, ou seja, pode-se acompanhar a evolução dos desempenhos das escolas, das redes e do sistema como um todo.
Considerando a importância da Avaliação Externa das escolas públicas do Estado, a Secretaria de Educação de Pernambuco – SE/PE, em parceria com a Universidade Federal de Juiz de Fora/ MG, através do Centro de Políticas Públicas e Avaliação da Educação – CAEd, realiza o Sistema de Avaliação Educacional de Pernambuco – SAEPE, que tem como finalidade fornecer subsídios para a correção de políticas educacionais, avaliando a qualidade do ensino e a autonomia da escola para desenvolver uma cultura de avaliação que envolva toda a comunidade escolar.
Continuar digitando sobre as outras formas, de como o aluno é avaliado.


 ________________________________________________________________________
4. CONCLUSÃO


Digitar (Arial tamanho 12) sobre o que você vivenciou com esse trabalho. Se ele lhe deu uma informação importante sobre a realidade educacional de sua cidade, de sua região, se com ele agora você tem uma noção do que é uma escola. Se com ele agora você tem uma noção de que é um parâmetro nacional. Se com ele você pode compreender que todos os seguimentos da sociedade, saúde, habitação, salário e renda determina para uma educação de qualidade.
Diga se você gostou de entrevistar as pessoas, se as pessoas entrevistadas falaram o suficiente para fazer a pesquisa, se você ficou agradecido (a) pelas informações.
Se o que você sabia da escola antes da pesquisa mudou depois de sua conclusão. Se você ficou com uma ideia positiva da escola, ou negativa. Se você compreendeu que todos têm um papel importante a desempenhar na escola.

 ________________________________________________________________________

5. REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS

Digitar (Arial tamanho 12) todos os livros utilizados para organizar essa pesquisa. Ordem alfabética.

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6. ANEXOS

Anexar a esse trabalho, síntese da pesquisa dos PCNs, algum material que receber durante as entrevistas ou palestras.


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PCN

Os projetos são excelentes situações para que os alunos produzam textos de forma contextualizada — além do que, dependendo de como se organizam, exigem leitura, escuta de leituras, produção de textos orais, estudo, pesquisa ou outras atividades. Podem ser de curta ou média duração, envolver ou não outras áreas do conhecimento e resultar em diferentes produtos: uma coletânea de textos de um mesmo gênero (poemas, contos de assombração ou de fadas, lendas, etc.), um livro sobre um tema pesquisado, uma revista sobre vários temas estudados, um mural, uma cartilha sobre cuidados com a saúde, um jornal mensal, um folheto informativo, um panfleto, os cartazes de divulgação de uma festa na escola ou um único cartaz. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.70/71)

PCN

Os projetos, além de oferecerem reais condições de produção de textos escritos, carregam exigências de grande valor pedagógico. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.71)

PCN

[...] por intermédio dos projetos é possível uma intersecção entre conteúdos de diferentes áreas: por outro lado, há os projetos da área de Língua Portuguesa que, em função do objetivo de trabalhar com textos informativos, privilegiam assuntos de outras áreas, dos temas transversais, por exemplo. Por outro lado, no ensino das outras áreas, é imprescindível que se faça uso do registro escrito como recurso de documentação e de estudo. Esse registro pode resultar na elaboração de portadores de textos específicos, ao final ou durante o trabalho. Por exemplo: fazer um diário de viagem (pelos lugares que estão sendo estudados); elaborar uma cartilha sobre o que é a coleta seletiva do lixo, sua importância e instruções para realização; escrever um livro sobre as grandes navegações; ou um panfleto com estatísticas a respeito de um assunto discutido; (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.72)

PCN

Os projetos favorecem o necessário compromisso do aluno com sua própria aprendizagem. O fato de o objetivo ser compartilhado, desde o início, e de haver um produto final em torno do qual o trabalho de todos se organiza, contribui muito mais para o engajamento do aluno nas tarefas como um todo, do que quando essas são definidas pelo professor; determinadas práticas habituais que não fazem qualquer sentido quando trabalhadas de forma descontextualizada podem ganhar significado no interior dos projetos: a cópia, o ditado, a produção coletiva de textos, a correção exaustiva do produto final, a exigência de uma ortografia impecável, etc. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997,p.72/73)

PCN

Entre os principais recursos que precisam estar disponíveis na escola para viabilizar a proposta didática da área, estão os textos autênticos. A utilização de textos autênticos pressupõe cuidado com a manutenção de suas características gráficas: formatação, paginação, diferentes elementos utilizados para atribuição de sentido — como fotografias, desenhos gráficos, ilustrações, etc. Da mesma forma, é importante que esses textos, sempre que possível, sejam trazidos para a sala de aula nos seus portadores de origem (ainda que em algumas situações possam ser agrupados segundo gênero ou tema, por exemplo, para atender a necessidades específicas dos projetos de estudo). (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.91)

PCN

Na biblioteca escolar é necessário que sejam colocados à disposição dos alunos textos dos mais variados gêneros, respeitados os seus portadores: livros de contos, romances, poesia, enciclopédias, dicionários, jornais, revistas (infantis, em quadrinhos, de palavras cruzadas e outros jogos), livros de consulta das diversas áreas do conhecimento, almanaques, revistas de literatura de cordel, textos gravados em áudio e em vídeo, entre outros. Além dos materiais impressos que se pode adquirir no mercado, também aqueles que são produzidos pelos alunos — produtos dos mais variados projetos de estudo — podem compor o acervo da biblioteca escolar: coletâneas de contos, trava-línguas, piadas, brincadeiras e jogos infantis, livros de narrativas ficcionais, dossiês sobre assuntos específicos, diários de viagens, revistas, jornais, etc. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.92)

PCN

Desde o primeiro ciclo é preciso que os alunos leiam diferentes textos que circulam socialmente. A seleção do material de leitura deve ter como critérios: a variedade de gêneros, a possibilidade de o conteúdo interessar, o atendimento aos projetos de estudo e pesquisa das demais áreas, o subsídio aos projetos da própria área. Por exemplo, para o desenvolvimento de uma proposta de produção de um diário sobre uma viagem imaginária, é importante que se leiam diferentes materiais: textos informativos sobre como se pode chegar ao lugar escolhido, como é a fauna e a flora da região, qual a localização geográfica do continente, qual o clima, quais roupas são adequadas para o trajeto, qual o tempo de duração da viagem e o meio de transporte escolhido, etc. Também é importante que se leiam textos como os encontrados num diário, para aprender como são escritos, caso a classe tenha conhecimento insuficiente do gênero para produzi-lo. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.106)

PAULO RENATO SOUZA

Estamos certos de que os Parâmetros serão instrumento útil no apoio às discussões pedagógicas em sua escola, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, na reflexão sobre a prática educativa e na análise do material didático. E esperamos, por meio deles, estar contribuindo para a sua atualização profissional — um direito seu e, afinal, um dever do Estado. Paulo Renato Souza Ministro da Educação e do Desporto (BRASIL. PCN. 1997)

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