Esqueleto de Projeto Social

NOME DA INSTITUIÇÃO
NOME DO CURSO
NOME DA DISCIPLINA




NOME DOS ALUNOS, COMPLETO E EM ORDEM ALFABÉTICA








TEMA DO PROJETO








NOME DA ORIENTADORA, COMPLETO





LOCAL/ANO


1- TÍTULO DO PROJETO


Deve refletir a natureza do problema enfocado.
EXEMPLO:
“TEMA” pretende ser um projeto social que objetiva....(ver minuta)
“TEMA” trás como novidade....(ver minuta e justificar)
“TEMA” tem como objeto de estudo ......(ver minuta e justificar)
Pretende-se ....(falar da metodologia ver minuta e justificar as escolhas)


2-JUSTIFICATIVA


São retiradas do diagnóstico:
- Descrição da região aonde o projeto irá se inserir, as características da população local, suas potencialidades e dificuldades, as iniciativas já desenvolvidas na região, correlacionando-as, mostrando a quem analisar a proposta sua compreensão da realidade local e, em conseqüência, a importância do projeto fazendo demonstrar a existência de um “problema social e/ou ambiental” relevante;
- A caracterização, o mais específica possível, dos beneficiários do projeto, tanto em termos socioeconômicos, como geográficos, de idade, de gênero, etc., Quanto em termos de suas percepções e interesses em relação à temática tratada. Indicar de forma aproximada o total de beneficiários diretos e indiretos;
- A indicação de existência de outras iniciativas (públicas ou não-governamentais) na área, mostrando a contribuição específica do projeto (grau de inovação).


3- OBJETIVOS


Geral- definição clara do que se quer alcançar com o projeto.
Específicos- definição do que se quer alcançar em cada etapa operacional necessária ao alcance do objetivo geral. Tente relacionar um objetivo para cada tópico levantado na justificativa.
1.........
2..........
3...............
4..................etc


4-PÚBLICO ALVO  


Percentual da comunidade que vai ser atendida pelo projeto, identificada pelas suas características (faixa etária, sexo, nível de escolaridade, situação sócio-econômica, etc).


5- METODOLOGIA


Descrição  das ações a serem desenvolvidas pelo projeto (todas as etapas do projeto).


6- SISTEMA DE AVALIAÇÃO


Descrever como será o sistema de monitoramento e avaliação do projeto, apresentando alguns indicadores tangíveis e/ou intangíveis os instrumentos e estratégias de coleta de dados e a equipe responsável pelo processo.


7- PLANO DE TRABALHO


 - Indicar por meio de um Diagrama de Barras, o início, a duração e o término da execução de cada atividade.



Exemplo:

ATIVIDADES
2015
Agosto
Setembro
Outubro
1-Selecionar pessoal
X
2-Aquisição material de consumo
X
3- ...
X


8- CRONOGRAMA FÍSICO-FINANCEIRO OU QUADRO DEMONSTRATIVO DO ORÇAMENTO DO PROJETO


Deve conter a previsão de todos os custos, por item de despesa, durante o tempo de duração do projeto.

Exemplo:


ELEMENTOS DE DESPESAS
RECURSOS SOLICITADOS
CONTRAPARTIDA
COORDENAÇÃO DO PROJETO
- HORAS TÉCNICAS
- PASSAGENS
TREINAMENTO
- MATERIAL GRÁFICO
- ALUGUEL
EQUIPAMENTOS/
SALAS
ENCARGOS DA
ASSOCIAÇÃO (INSS)
OUTROS
TOTAL GERAL DO PROJETO
REC. SOLICIT+  CONTRAPART
R$

9- ANEXOS


O final de cada projeto, anexar documentos e/ou informações complementares inerentes ao projeto e a instituição que o idealizou, que foram solicitados pelo financiador ou que se possa considerar necessárias como complementação do projeto.
EXEMPLOS:
- Documental Legal (cópias de atas, estatuto, CNPJ, comprovante de C/Corrente);
-Certificações;
-Mapas, fotos, tabelas gráficos;
-Indicadores de Avaliação;
-Diagnóstico do problema levantado, bibliografia;
-Recortes de jornal, etc....


MINUTA


CAMPO DE ESTUDO
EQUIPE
TEMA
TESE/HIPÓTESE
PERGUNTA
OBJETIVO GERAL
CATEGORIAS
APORTE TEÓRICO
METODOLOGIA
NOVIDADE
OBJETO DE ESTUDO


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PCN

Os projetos são excelentes situações para que os alunos produzam textos de forma contextualizada — além do que, dependendo de como se organizam, exigem leitura, escuta de leituras, produção de textos orais, estudo, pesquisa ou outras atividades. Podem ser de curta ou média duração, envolver ou não outras áreas do conhecimento e resultar em diferentes produtos: uma coletânea de textos de um mesmo gênero (poemas, contos de assombração ou de fadas, lendas, etc.), um livro sobre um tema pesquisado, uma revista sobre vários temas estudados, um mural, uma cartilha sobre cuidados com a saúde, um jornal mensal, um folheto informativo, um panfleto, os cartazes de divulgação de uma festa na escola ou um único cartaz. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.70/71)

PCN

Os projetos, além de oferecerem reais condições de produção de textos escritos, carregam exigências de grande valor pedagógico. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.71)

PCN

[...] por intermédio dos projetos é possível uma intersecção entre conteúdos de diferentes áreas: por outro lado, há os projetos da área de Língua Portuguesa que, em função do objetivo de trabalhar com textos informativos, privilegiam assuntos de outras áreas, dos temas transversais, por exemplo. Por outro lado, no ensino das outras áreas, é imprescindível que se faça uso do registro escrito como recurso de documentação e de estudo. Esse registro pode resultar na elaboração de portadores de textos específicos, ao final ou durante o trabalho. Por exemplo: fazer um diário de viagem (pelos lugares que estão sendo estudados); elaborar uma cartilha sobre o que é a coleta seletiva do lixo, sua importância e instruções para realização; escrever um livro sobre as grandes navegações; ou um panfleto com estatísticas a respeito de um assunto discutido; (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.72)

PCN

Os projetos favorecem o necessário compromisso do aluno com sua própria aprendizagem. O fato de o objetivo ser compartilhado, desde o início, e de haver um produto final em torno do qual o trabalho de todos se organiza, contribui muito mais para o engajamento do aluno nas tarefas como um todo, do que quando essas são definidas pelo professor; determinadas práticas habituais que não fazem qualquer sentido quando trabalhadas de forma descontextualizada podem ganhar significado no interior dos projetos: a cópia, o ditado, a produção coletiva de textos, a correção exaustiva do produto final, a exigência de uma ortografia impecável, etc. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997,p.72/73)

PCN

Entre os principais recursos que precisam estar disponíveis na escola para viabilizar a proposta didática da área, estão os textos autênticos. A utilização de textos autênticos pressupõe cuidado com a manutenção de suas características gráficas: formatação, paginação, diferentes elementos utilizados para atribuição de sentido — como fotografias, desenhos gráficos, ilustrações, etc. Da mesma forma, é importante que esses textos, sempre que possível, sejam trazidos para a sala de aula nos seus portadores de origem (ainda que em algumas situações possam ser agrupados segundo gênero ou tema, por exemplo, para atender a necessidades específicas dos projetos de estudo). (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.91)

PCN

Na biblioteca escolar é necessário que sejam colocados à disposição dos alunos textos dos mais variados gêneros, respeitados os seus portadores: livros de contos, romances, poesia, enciclopédias, dicionários, jornais, revistas (infantis, em quadrinhos, de palavras cruzadas e outros jogos), livros de consulta das diversas áreas do conhecimento, almanaques, revistas de literatura de cordel, textos gravados em áudio e em vídeo, entre outros. Além dos materiais impressos que se pode adquirir no mercado, também aqueles que são produzidos pelos alunos — produtos dos mais variados projetos de estudo — podem compor o acervo da biblioteca escolar: coletâneas de contos, trava-línguas, piadas, brincadeiras e jogos infantis, livros de narrativas ficcionais, dossiês sobre assuntos específicos, diários de viagens, revistas, jornais, etc. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.92)

PCN

Desde o primeiro ciclo é preciso que os alunos leiam diferentes textos que circulam socialmente. A seleção do material de leitura deve ter como critérios: a variedade de gêneros, a possibilidade de o conteúdo interessar, o atendimento aos projetos de estudo e pesquisa das demais áreas, o subsídio aos projetos da própria área. Por exemplo, para o desenvolvimento de uma proposta de produção de um diário sobre uma viagem imaginária, é importante que se leiam diferentes materiais: textos informativos sobre como se pode chegar ao lugar escolhido, como é a fauna e a flora da região, qual a localização geográfica do continente, qual o clima, quais roupas são adequadas para o trajeto, qual o tempo de duração da viagem e o meio de transporte escolhido, etc. Também é importante que se leiam textos como os encontrados num diário, para aprender como são escritos, caso a classe tenha conhecimento insuficiente do gênero para produzi-lo. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.106)

PAULO RENATO SOUZA

Estamos certos de que os Parâmetros serão instrumento útil no apoio às discussões pedagógicas em sua escola, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, na reflexão sobre a prática educativa e na análise do material didático. E esperamos, por meio deles, estar contribuindo para a sua atualização profissional — um direito seu e, afinal, um dever do Estado. Paulo Renato Souza Ministro da Educação e do Desporto (BRASIL. PCN. 1997)

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