Esqueleto de Projeto 3º Ano Normal Médio

Projeto indicado como pré-projeto de TCC, sendo utilizado pelos alunos do Curso Normal Médio da UEPA, sob orientação da Professora Sueli Rodrigues.



___________________________________________________________________


UNIDADE EDUCACIONAL DA PREFEITURA DA ALIANÇA
CURSO NORMAL MÉDIO
DISCIPLINA: PRÁTICA PEDAGÓGICA


NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE









TEMA DA EQUIPE






Orientadora:
Profª Sueli Rodrigues de Albuquerque Ferreira






Aliança/2014



********************************** outra folha ************************************************************





Projeto desenvolvido pelos alunos Digitar O Nome Da Equipe completo e Ordem Alfabética como requisito parcial para a conclusão do terceiro ano do Curso Normal Médio, sob a orientação da Professora Sueli Rodrigues de Albuquerque Ferreira.



********************************** outra folha ************************************************************

I - TÍTULO


Tema da equipe” pretende ser uma pesquisa de nível médio que objetiva preencher igual a minuta.
Tema da equipe” apresenta–se como novidade, preencher igual a minuta.
 “Tema da equipe” terá como objeto de estudo o aluno, pois completar esse parágrafo mostrando que o tema foi escolhido a partir das observações realizadas na escola campo de estudo e que será de importância para o desenvolvimento da aprendizagem do aluno.
Pretende-se fazer observações na Escola Campo de Estudo, digitar aqui o nome completo da escola, pesquisa bibliográfica em livros digitar aqui a escolha do aporte teórico (ver minuta) que falem sobre o assunto e aprofundem o conteúdo da pesquisa com maiores informações e entrevista a digitar quem vai ser entrevistado pela equipe no próximo ano (ver na minuta na parte de metodologia a escolha) para ajudar com informações que possam fundamentar a pesquisa, que venha contribuir com nossa intervenção.


********************************** outra folha ************************************************************


II –EQUIPE


Nome – NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
Rua        preencher           Nº preencher
Bairro/Distrito: Centro
Cidade: Aliança
Estado: PE
CEP: 55.890.000
Telefone: (81) preencher
E-mail: preencher
Facebook: preencher

Nome – NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
Rua            preencher   Nº preencher
Bairro/Distrito: Centro
Cidade: Aliança
Estado: PE
CEP: 55.890.000
Telefone: (81) preencher
E-mail: preencher
Facebook: preencher

Nome – NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
Rua           preencher     Nº preencher
Bairro/Distrito: Centro
Cidade: Aliança
Estado: PE
CEP: 55.890.000
Telefone: (81) preencher
E-mail: preencher
Facebook: preencher

Nome – NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
Rua           preencher     Nº preencher
Bairro/Distrito: Centro
Cidade: Aliança
Estado: PE
CEP: 55.890.000
Telefone: (81) preencher
E-mail: preencher
Facebook: preencher


********************************** outra folha ************************************************************



III- DELIMITAÇÃO DO TEMA E DO PROBLEMA


Pretende-se contextualizar a hipótese de que se preencher com a hipótese (ver minuta).
O nosso questionamento será: preencher com a pergunta (ver minuta).
Utilizaremos como aporte teórico necessário para aprofundar o tema em preencher com o aporte teórico (ver minuta).
Desenvolver um parágrafo falando sobre o tema, mostrando como ele é importante para a aprendizagem do aluno.
Desenvolveremos a pesquisa em quatro capítulos: o primeiro capítulo “digitar o tema do 1º capítulo (ver as categorias escolhidas na minuta)”, mostrará que digitar o que o 1º capítulo pretende desenvolver; o segundo capítulodigitar o tema do 2º capítulo (ver as categorias escolhidas na minuta)” discutirá que “digitar o que o 2º capítulo pretende desenvolver”; o terceiro capítulodigitar o tema do 3º capítulo (ver as categorias escolhidas na minuta)”, analisará que “digitar o que o 3º capítulo pretende desenvolver” e o quarto capítulo “digitar o tema do 4º capítulo (ver as categorias escolhidas na minuta)” apontará que digitar o que o 4º capítulo pretende desenvolver.
O projeto será realizado na digitar o nome da escola, escola campo de estudo.

********************************** outra folha ************************************************************



IV- JUSTIFICATIVA DO OBJETO EM ESTUDO


Digite aqui a sua justificativa
A justificativa do projeto de intervenção trata-se de destacar a relevância e o porquê da escolha do tema e a sua relação com o objeto de estudo (pessoa que será beneficiada).
Responde as questões como:
Quais motivos justificam meu projeto?”;
Que contribuições para a compreensão, intervenção ou solução para o problema trará a realização de tal pesquisa?”.
A pesquisa deve articular a relevância intelectual e prática do assunto investigado à experiência do investigador (quem elabora o projeto). É neste momento em que se tenta convencer com argumentos que sua proposta ou projeto merece ser realizado.
Não existe um modelo padrão, mas recomenda-se a utilização de dados e fatos das observações realizadas na escola campo de estudo em relação ao conteúdo para que ocorra um ponto de encontro com as pesquisas científicas na mesma linha do tema escolhido e a sua proposta.
O diálogo com a realidade interpretativa sobre o tema deve ser um dos pontos mais importantes para dar credibilidade ao seu texto e garantir a existência comprovada de uma boa base de estudos sobre o tema em questão.
Desenvolver no mínimo três parágrafos, cada parágrafo com no mínimo três linhas.

********************************** outra folha ************************************************************


V- OBJETIVO GERAL E OBJETIVOS ESPECÍFICOS


Objetivo Geral:

Digite aqui o seu objetivo geral (o mesmo da minuta).

Objetivos Específicos:

Digite aqui enumerando os seus objetivos específicos. Iniciar com o verbo no infinitivo (visitar, observar, pesquisar, entrevistar, colher dados, interpretar os dados, digitar, apresentar, entregar, etc.) dizendo o que vai fazer esse ano e o próximo ano (TCC) e para quê.
Exemplo:
1º Visitar a escola campo de estudo (tal) para verificar que problema na aprendizagem ela apresenta e que como normalista possa sugerir uma solução que venha contribuir com a melhoria do ensino.
2º Observar na escola campo de estudo (tal) o problema (tal), como as professoras e professores tem resolucionado para encontrar uma forma mais eficaz que venha contribuir com a aprendizagem do aluno.
3º Pesquisar com o aporte teórico (ver minuta), articulando a relevância intelectual e prática do assunto investigado para construir argumentos que ocorra um ponto de encontro com as pesquisas científicas na mesma linha do tema escolhido e a sua proposta.
4º Entrevistar (ver minuta) sobre o tema (digitar o tema) reconhecendo as informações obtidas relevantes para dar credibilidade ao projeto de intervenção.
5º Coletar dados e interpretar para garantir a existência comprovada de uma boa base de estudos sobre o tema em questão.
6º Digitar, imprimir e encadernar o projeto de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), orientadas pela professora Sueli Rodrigues de Albuquerque Ferreira durante as aulas de Prática Pedagógica.
7º Apresentar o TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) a uma banca composta de educadores, com representação da escola campo de estudo para avaliação.



********************************** outra folha ************************************************************


VI- FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES


Digitar a hipótese escolhida da minuta explicando as possibilidades de sua realização.
Construir outras hipóteses a partir da principal explicando também as possibilidades de sua realização.
Desenvolver no mínimo três parágrafos e cada parágrafo no mínimo três linhas.

********************************** outra folha ************************************************************


VII- EXPLICITAÇÃO DO QUADRO TEÓRICO


Desenvolver (mínimo 3 linhas) um parágrafo sobre as observações que foram feitas na escola campo de estudo, destacando o problema em questão.
Desenvolver (mínimo 3 linhas)  um parágrafo mostrando a importância do tema escolhido para a aprendizagem do aluno.
Desenvolver (mínimo 3 linhas)  um parágrafo citando o que pretende ser desenvolvido nos capítulos, sem mencionar exatamente os subtítulos.

1-    Digitar o primeiro capítulo

Desenvolver um parágrafo (mínimo 3 linhas) sobre as observações feitas na escola campo de estudo, destacando o tema do 1º capítulo.
Desenvolver (mínimo 3 linhas) um parágrafo mostrando a importância do 1º capítulo escolhido para a aprendizagem do aluno.
Digitar (mínimo 3 linhas) explicando o que pretende pesquisar, como, para obter informações necessárias para fundamentar a pesquisa.
“Digitar a 1ª citação” x[1]
Digitar (mínimo 3 linhas) interligando o conteúdo do 1º capítulo a citação.
Digitar (mínimo 3 linhas) continuando o debate inicial.
Digitar (mínimo 3 linhas) continuando o debate inicial.
“Digitar a 2ª citação” x[2]
Digitar (mínimo 3 linhas) interligando o conteúdo do 1º capítulo a citação.
Digitar (mínimo 3 linhas) continuando o debate inicial.
Digitar (mínimo 3 linhas) continuando o debate inicial.
 “Digitar a 3ª citação ” x[3]
Digitar (mínimo 3 linhas) interligando o conteúdo do 1º capítulo a citação.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.





[1] Digitar o autor. Nome do livro. Local: Editora, ano.p. colocar o número da página.
[2] Digitar o autor. Nome do livro. Local: Editora, ano.p. colocar o número da página.
[3] Digitar o autor. Nome do livro. Local: Editora, ano.p. colocar o número da página.



2-    Digitar o segundo capítulo

Desenvolver um parágrafo com três linhas no mínimo sobre as observações feitas na escola campo de estudo, destacando o tema do 2º capítulo.
Desenvolver um parágrafo mostrando a importância do 2º capítulo escolhido para a aprendizagem do aluno.
Digitar no mínimo três linhas explicando o que pretende pesquisar, como, para obter informações necessárias para fundamentar a pesquisa.
Digitar a 4ª citação “mmmmm mmmmmmmmmm mmmmmm mmmmmmmmmm mmmm mmmmmmmmm mmmmmm mmmm” x[4]
Digitar no mínimo três linhas interligando o conteúdo do 2º capítulo a citação.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
Digitar a 5ª citação “mmmmm mmmmmmmmmm mmmmmm mmmmmmmmmm mmmm mmmmmmmmm mmmmmm mmmm” x[5]
Digitar no mínimo três linhas interligando o conteúdo do 2º capítulo a citação.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
Digitar a 6ª citação “mmmmm mmmmmmmmmm mmmmmm mmmmmmmmmm mmmm mmmmmmmmm mmmmmm mmmm” x[6]
Digitar no mínimo três linhas interligando o conteúdo do 2º capítulo a citação.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.



[4] Digitar o autor. Nome do livro. Local: Editora, ano.p. colocar o número da página.
[5] Digitar o autor. Nome do livro. Local: Editora, ano.p. colocar o número da página.
[6] Digitar o autor. Nome do livro. Local: Editora, ano.p. colocar o número da página.



3-    Digitar o tema do terceiro capítulo

Desenvolver um parágrafo com três linhas no mínimo sobre as observações feitas na escola campo de estudo, destacando o tema do 3º capítulo.
Desenvolver um parágrafo mostrando a importância do 3º capítulo escolhido para a aprendizagem do aluno.
Digitar no mínimo três linhas explicando o que pretende pesquisar, como, para obter informações necessárias para fundamentar a pesquisa.
Digitar a 7ª citação “mmmmm mmmmmmmmmm mmmmmm mmmmmmmmmm mmmm mmmmmmmmm mmmmmm mmmm” x[7]
Digitar no mínimo três linhas interligando o conteúdo do 3º capítulo a citação.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
Digitar a 8ª citação “mmmmm mmmmmmmmmm mmmmmm mmmmmmmmmm mmmm mmmmmmmmm mmmmmm mmmm” x[8]
Digitar no mínimo três linhas interligando o conteúdo do 3º capítulo a citação.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
Digitar a 9ª citação “mmmmm mmmmmmmmmm mmmmmm mmmmmmmmmm mmmm mmmmmmmmm mmmmmm mmmm” x[9]
Digitar no mínimo três linhas interligando o conteúdo do 3º capítulo a citação.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.




[7] Digitar o autor. Nome do livro. Local: Editora, ano.p. colocar o número da página.
[8] Digitar o autor. Nome do livro. Local: Editora, ano.p. colocar o número da página.
[9] Digitar o autor. Nome do livro. Local: Editora, ano.p. colocar o número da página





4-    Digitar o tema do quarto capítulo

Desenvolver um parágrafo com três linhas no mínimo sobre as observações feitas na escola campo de estudo, destacando o tema do 4º capítulo.
Desenvolver um parágrafo mostrando a importância do 4º capítulo escolhido para a aprendizagem do aluno.
Digitar no mínimo três linhas explicando o que pretende pesquisar, como, para obter informações necessárias para fundamentar a pesquisa.
Digitar a 10ª citação “mmmmm mmmmmmmmmm mmmmmm mmmmmmmmmm mmmm mmmmmmmmm mmmmmm mmmm” x[10]
Digitar no mínimo três linhas interligando o conteúdo do 4º capítulo a citação.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
Digitar a 11ª citação “mmmmm mmmmmmmmmm mmmmmm mmmmmmmmmm mmmm mmmmmmmmm mmmmmm mmmm” x[11]
Digitar no mínimo três linhas interligando o conteúdo do 4º capítulo a citação.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
Digitar a 12ª citação “mmmmm mmmmmmmmmm mmmmmm mmmmmmmmmm mmmm mmmmmmmmm mmmmmm mmmm” x[12]
Digitar no mínimo três linhas interligando o conteúdo do 4º capítulo a citação.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.




[10] Digitar o autor. Nome do livro. Local: Editora, ano.p. colocar o número da página.
[11] Digitar o autor. Nome do livro. Local: Editora, ano.p. colocar o número da página.
[12] Digitar o autor. Nome do livro. Local: Editora, ano.p. colocar o número da página.


********************************** outra folha ************************************************************



VIII- PROCEDIMENTO METODOLÓGICO


Veja essa sugestão:
Iniciaremos a nossa pesquisa fazendo uma visita a escola campo de estudo (tal) onde entraremos em contato com as professoras, que pela conversa e diálogo verificaremos que problema na aprendizagem poderá ser pesquisado e que como normalistas possamos sugerir uma solução que venha contribuir com a melhoria do ensino.
Durante as observações na escola campo de estudo (tal) que deverão acontecer na prática docente, iremos diagnosticar o problema (tal), verificar a realidade no ambiente escolar e anotar as conclusões de como as professoras e professores tem agido para encontrar uma forma mais eficaz que venha contribuir com a aprendizagem do aluno.
Pesquisaremos com o aporte teórico (ver minuta), articulando a relevância intelectual e prática do assunto investigado, buscando citações dos teóricos para construir argumentos que ocorra um ponto de encontro com as pesquisas científicas na mesma linha do tema escolhido e a sua proposta.
Para usar adequadamente a técnica de entrevista, entregaremos aos entrevistados, questões impressas com alternativas de escolha sobre o tema reconhecendo as informações obtidas relevantes para dar credibilidade ao projeto de intervenção.
Mediante o que foi pesquisado, faremos coletas de dados e interpretaremos para garantir a existência comprovada de uma boa base de estudos sobre o tema em questão.
Finalizando toda a pesquisa, ela será digitada, impressa e encadernada de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas), seguindo as orientações da professora Sueli Rodrigues de Albuquerque Ferreira de Prática Pedagógica.
O TCC (Trabalho de Conclusão de Curso) será apresentado no auditório da UEPA (Unidade Educacional da Prefeitura da Aliança) com auxílio de recursos didáticos como o data show, a uma banca composta de educadores, com representação da escola campo de estudo para avaliação.

********************************** outra folha ************************************************************


IX- CRONOGRAMA


Atividades
2014
2015

M
A
M
J
A
S
O
N
M
A
M
J
A
S
O
N
1-De acordo com os objetivos específicos
X
2-
x
x
x
x
x
x
x
x
x
X
3-
X
4-
x
X
5-
x
x
6-Elaboração do trabalho de conclusão de curso (TCC)
x
X
7-Apresentação do  TCC
X
8-Entrega do TCC
x


********************************** outra folha ************************************************************


X- REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS


Escrever todas as referências citadas no trabalho em ordem alfabética. Aqui o espaçamento é 1,0.
EXEMPLO:

ARANTES, Valéria Amorim. Afetividade na escola: alternativas teóricas e práticas. São Paulo: Editora Summus, 2003. 238p.

BACHA, Magdala Lisboa. Leitura na primeira série. Rio de Janeiro: Ao Livro Técnico S/A.1969. 268p.

BAGNO, Marcos. Nada na língua é por acaso: por uma pedagogia da variação linguística. São Paulo: Parábola Editorial, 2007. 238p.

BAJARD, Élie. Da escuta de textos à leitura. São Paulo: Editora Cortez, 2007. 120p.

BALDI, Elizabeth. Leitura nas séries iniciais: uma proposta para formação de leitores de literatura. Porto Alegre: Editora Projeto, 2009. 176p.

BAMBERGER, Richard. Como incentivar o hábito de leitura. São Paulo: Editora Ática/UNESCO, 2006. 110p.

BARROS, Célia Silva Guimarães. Pontos de Psicologia do desenvolvimento. São Paulo: Editora Ática, 2004..213p.


BERGOMAS, Gabriela. Comunicação/educação na formação profissional. Comunicação & Educação, São Paulo,: 55 a 61, maio/ago. 1999  Disponível em: http://www.revistas.univerciencia.org/index.php/comeduc/article/viewFile/4428/4150 Acesso em 10 de setembro de 2010. 

********************************** outra folha ************************************************************


XI- ORÇAMENTO


RECURSOS
VALOR
Papel Ofício

Digitação

Encadernação







Total
R$

********************************** outra folha ************************************************************


ANEXOS
(UMA FOLHA)


********************************** outra folha ************************************************************


MINUTA


Equipe
Digite em ordem alfabética e completo
Escola Campo de Estudo:
Digitar
Tema:
Digitar...................................................................................................
Tese/hipótese:
Digitar...................................................................................................
Pergunta:
Digitar...................................................................................................
Objetivo geral:
Digitar...................................................................................................
Categorias:
Digitar...................................................................................................
Aporte Teórico:
Digitar...................................................................................................
Metodologia:
Digitar...................................................................................................
Novidade:
Digitar...................................................................................................
Objeto de estudo
Digitar...................................................................................................



********************************** outra folha ************************************************************





NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE

ESCREVER O TEMA DO PROJETO

ENTREVISTA A... dizer quem será entrevistado
QUESTÕES:
EXEMPLO:

1.  O que mais a escola representa para o aluno do ensino infantil:
a.(   )um princípio de integração;
b.(   ) um espaço em que incluam todas as crianças;
c.(   ) uma promoção a aprendizagem;
d.(   ) um atendimento as necessidades de cada um.

2.  Qual o melhor momento em que uma professora do Ensino Infantil pode melhor diagnosticar as dificuldades pela falta de atenção do aluno:
a.(   ) quando o aluno estiver fazendo as atividades na sala de aula;
b.(   ) quando o aluno estiver brincando na hora do intervalo;
c.(   ) durante a sua explicação nas aulas;
d.(   ) observando no relacionamento com os coleguinhas.
e.(   ) no resultado das avaliações utilizadas.

3.  Qual a melhor forma de motivar uma criança do Ensino Infantil para a aprendizagem:
a.(   ) estabelecendo objetivos de aprendizagem;
b.(   ) considerando as diferentes habilidades dos seus alunos;
c.(   ) estabelecer e ampliar cada vez mais as relações sociais;
d.(   ) desenvolvendo atitude de ajuda e colaboração;
e.(   ) utilizar de diferentes linguagens(corporal, musical, plástica, oral e escrita)

4.  Sabe-se que na área externa, há que se criar espaços lúdicos que sejam alternativos e permitam que as crianças corram, balancem, subam, desçam e escalem ambientes diferenciados, pendurem-se, escorreguem, rolem, joguem bola, brinquem com água e areia, escondam-se etc., como diz o Referencial curricular nacional para a educação infantil. Na escola pública, como isso pode ser possível, na sua opinião?
___________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________________

________________________________________________________________

Assinatura do(a) entrevistado(a) e data da entrevista

Um comentário:

  1. ADRIANA MARIA DE ARAUJO DOS SANTOS, vi o esqueleto do projeto do 3° NORMAL MÉDIO aluna da UEPA.

    ResponderExcluir

PCN

Os projetos são excelentes situações para que os alunos produzam textos de forma contextualizada — além do que, dependendo de como se organizam, exigem leitura, escuta de leituras, produção de textos orais, estudo, pesquisa ou outras atividades. Podem ser de curta ou média duração, envolver ou não outras áreas do conhecimento e resultar em diferentes produtos: uma coletânea de textos de um mesmo gênero (poemas, contos de assombração ou de fadas, lendas, etc.), um livro sobre um tema pesquisado, uma revista sobre vários temas estudados, um mural, uma cartilha sobre cuidados com a saúde, um jornal mensal, um folheto informativo, um panfleto, os cartazes de divulgação de uma festa na escola ou um único cartaz. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.70/71)

PCN

Os projetos, além de oferecerem reais condições de produção de textos escritos, carregam exigências de grande valor pedagógico. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.71)

PCN

[...] por intermédio dos projetos é possível uma intersecção entre conteúdos de diferentes áreas: por outro lado, há os projetos da área de Língua Portuguesa que, em função do objetivo de trabalhar com textos informativos, privilegiam assuntos de outras áreas, dos temas transversais, por exemplo. Por outro lado, no ensino das outras áreas, é imprescindível que se faça uso do registro escrito como recurso de documentação e de estudo. Esse registro pode resultar na elaboração de portadores de textos específicos, ao final ou durante o trabalho. Por exemplo: fazer um diário de viagem (pelos lugares que estão sendo estudados); elaborar uma cartilha sobre o que é a coleta seletiva do lixo, sua importância e instruções para realização; escrever um livro sobre as grandes navegações; ou um panfleto com estatísticas a respeito de um assunto discutido; (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.72)

PCN

Os projetos favorecem o necessário compromisso do aluno com sua própria aprendizagem. O fato de o objetivo ser compartilhado, desde o início, e de haver um produto final em torno do qual o trabalho de todos se organiza, contribui muito mais para o engajamento do aluno nas tarefas como um todo, do que quando essas são definidas pelo professor; determinadas práticas habituais que não fazem qualquer sentido quando trabalhadas de forma descontextualizada podem ganhar significado no interior dos projetos: a cópia, o ditado, a produção coletiva de textos, a correção exaustiva do produto final, a exigência de uma ortografia impecável, etc. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997,p.72/73)

PCN

Entre os principais recursos que precisam estar disponíveis na escola para viabilizar a proposta didática da área, estão os textos autênticos. A utilização de textos autênticos pressupõe cuidado com a manutenção de suas características gráficas: formatação, paginação, diferentes elementos utilizados para atribuição de sentido — como fotografias, desenhos gráficos, ilustrações, etc. Da mesma forma, é importante que esses textos, sempre que possível, sejam trazidos para a sala de aula nos seus portadores de origem (ainda que em algumas situações possam ser agrupados segundo gênero ou tema, por exemplo, para atender a necessidades específicas dos projetos de estudo). (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.91)

PCN

Na biblioteca escolar é necessário que sejam colocados à disposição dos alunos textos dos mais variados gêneros, respeitados os seus portadores: livros de contos, romances, poesia, enciclopédias, dicionários, jornais, revistas (infantis, em quadrinhos, de palavras cruzadas e outros jogos), livros de consulta das diversas áreas do conhecimento, almanaques, revistas de literatura de cordel, textos gravados em áudio e em vídeo, entre outros. Além dos materiais impressos que se pode adquirir no mercado, também aqueles que são produzidos pelos alunos — produtos dos mais variados projetos de estudo — podem compor o acervo da biblioteca escolar: coletâneas de contos, trava-línguas, piadas, brincadeiras e jogos infantis, livros de narrativas ficcionais, dossiês sobre assuntos específicos, diários de viagens, revistas, jornais, etc. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.92)

PCN

Desde o primeiro ciclo é preciso que os alunos leiam diferentes textos que circulam socialmente. A seleção do material de leitura deve ter como critérios: a variedade de gêneros, a possibilidade de o conteúdo interessar, o atendimento aos projetos de estudo e pesquisa das demais áreas, o subsídio aos projetos da própria área. Por exemplo, para o desenvolvimento de uma proposta de produção de um diário sobre uma viagem imaginária, é importante que se leiam diferentes materiais: textos informativos sobre como se pode chegar ao lugar escolhido, como é a fauna e a flora da região, qual a localização geográfica do continente, qual o clima, quais roupas são adequadas para o trajeto, qual o tempo de duração da viagem e o meio de transporte escolhido, etc. Também é importante que se leiam textos como os encontrados num diário, para aprender como são escritos, caso a classe tenha conhecimento insuficiente do gênero para produzi-lo. (BRASIL. PCN: Língua portuguesa. 1997, p.106)

PAULO RENATO SOUZA

Estamos certos de que os Parâmetros serão instrumento útil no apoio às discussões pedagógicas em sua escola, na elaboração de projetos educativos, no planejamento das aulas, na reflexão sobre a prática educativa e na análise do material didático. E esperamos, por meio deles, estar contribuindo para a sua atualização profissional — um direito seu e, afinal, um dever do Estado. Paulo Renato Souza Ministro da Educação e do Desporto (BRASIL. PCN. 1997)

Seja membro

Pesquisar este blog