Projeto indicado como pré-projeto de TCC, sendo utilizado pelos alunos do Curso Normal Médio da UEPA, sob orientação da Professora Sueli Rodrigues.
___________________________________________________________________
UNIDADE EDUCACIONAL DA
PREFEITURA DA ALIANÇA
CURSO NORMAL MÉDIO
DISCIPLINA: PRÁTICA PEDAGÓGICA
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
TEMA DA EQUIPE
Orientadora:
Profª
Sueli Rodrigues de Albuquerque Ferreira
Aliança/2014
********************************** outra folha ************************************************************
Projeto desenvolvido pelos alunos Digitar O
Nome Da Equipe completo e Ordem Alfabética como requisito parcial para a conclusão do terceiro ano do Curso
Normal Médio, sob a orientação da Professora Sueli Rodrigues de Albuquerque
Ferreira.
********************************** outra folha ************************************************************
“Tema
da equipe” pretende ser uma pesquisa de nível médio que objetiva preencher igual a minuta.
“Tema
da equipe” apresenta–se como novidade, preencher
igual a minuta.
“Tema da equipe”
terá como objeto de estudo o aluno, pois completar esse
parágrafo mostrando que o tema foi escolhido a partir das observações
realizadas na escola campo de estudo e que será de importância para o
desenvolvimento da aprendizagem do aluno.
Pretende-se fazer
observações na Escola Campo de Estudo, digitar aqui o
nome completo da escola, pesquisa bibliográfica em livros digitar aqui a escolha do aporte teórico (ver minuta) que
falem sobre o assunto e aprofundem o conteúdo da pesquisa com maiores
informações e entrevista a digitar quem vai ser
entrevistado pela equipe no próximo ano (ver na minuta na parte de metodologia
a escolha) para ajudar com informações que possam fundamentar a pesquisa,
que venha contribuir com nossa intervenção.
********************************** outra folha ************************************************************
Nome
– NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
|
Rua
preencher
Nº preencher
|
Bairro/Distrito:
Centro
|
Cidade: Aliança
|
Estado: PE
|
CEP: 55.890.000
|
Telefone: (81) preencher
|
E-mail: preencher
|
Facebook: preencher
|
|
Nome
– NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
|
Rua preencher Nº preencher
|
Bairro/Distrito:
Centro
|
Cidade: Aliança
|
Estado: PE
|
CEP: 55.890.000
|
Telefone: (81) preencher
|
E-mail: preencher
|
Facebook: preencher
|
|
Nome
– NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
|
Rua preencher Nº preencher
|
Bairro/Distrito:
Centro
|
Cidade: Aliança
|
Estado: PE
|
CEP: 55.890.000
|
Telefone: (81) preencher
|
E-mail: preencher
|
Facebook: preencher
|
|
Nome
– NOME DO COMPONENTE DA EQUIPE
|
Rua preencher Nº preencher
|
Bairro/Distrito:
Centro
|
Cidade: Aliança
|
Estado: PE
|
CEP: 55.890.000
|
Telefone: (81) preencher
|
E-mail: preencher
|
Facebook: preencher
|
********************************** outra folha ************************************************************
III-
DELIMITAÇÃO DO TEMA E DO PROBLEMA
Pretende-se contextualizar a
hipótese de que se preencher com a hipótese (ver
minuta).
O nosso questionamento será: preencher com a pergunta (ver minuta).
Utilizaremos como aporte
teórico necessário para aprofundar o tema em preencher
com o aporte teórico (ver minuta).
Desenvolver um
parágrafo falando sobre o tema, mostrando como ele é importante para a aprendizagem do aluno.
Desenvolveremos a pesquisa
em quatro capítulos: o primeiro capítulo “digitar
o tema do 1º capítulo (ver as
categorias escolhidas na minuta)”, mostrará que digitar
o que o 1º capítulo pretende desenvolver; o segundo capítulo “digitar o tema do 2º
capítulo (ver as categorias escolhidas na minuta)” discutirá que “digitar o que o 2º capítulo pretende desenvolver”; o
terceiro capítulo “digitar o tema do 3º capítulo (ver as categorias escolhidas na minuta)”,
analisará que “digitar o que o 3º capítulo pretende
desenvolver” e o quarto capítulo “digitar
o tema do 4º capítulo (ver as
categorias escolhidas na minuta)” apontará que digitar
o que o 4º capítulo pretende desenvolver.
O projeto será realizado na digitar o nome da escola, escola campo de estudo.
********************************** outra folha ************************************************************
IV-
JUSTIFICATIVA DO OBJETO EM ESTUDO
Digite aqui a sua
justificativa
A justificativa do projeto de intervenção
trata-se de destacar a relevância e o porquê da escolha do tema e a sua relação
com o objeto de estudo (pessoa que será beneficiada).
Responde as
questões como:
“Quais motivos
justificam meu projeto?”;
“Que
contribuições para a compreensão, intervenção ou solução para o problema trará
a realização de tal pesquisa?”.
A pesquisa deve
articular a relevância intelectual e prática do assunto investigado à
experiência do investigador (quem elabora o projeto). É neste momento em que se
tenta convencer com argumentos que sua proposta ou projeto merece ser
realizado.
Não existe um
modelo padrão, mas recomenda-se a utilização
de dados e fatos das observações realizadas na escola campo de estudo em
relação ao conteúdo para que ocorra um ponto de encontro com as pesquisas
científicas na mesma linha do tema escolhido e a sua proposta.
O diálogo com a
realidade interpretativa sobre o tema deve ser um dos pontos mais importantes
para dar credibilidade ao seu texto e garantir a existência comprovada de uma
boa base de estudos sobre o tema em questão.
Desenvolver no
mínimo três parágrafos, cada parágrafo com no mínimo três linhas.
********************************** outra folha ************************************************************
V-
OBJETIVO GERAL E OBJETIVOS ESPECÍFICOS
Objetivo Geral:
Digite aqui o seu
objetivo geral (o mesmo da minuta).
Objetivos Específicos:
Digite aqui enumerando os seus objetivos
específicos. Iniciar com o verbo no infinitivo (visitar, observar, pesquisar, entrevistar,
colher dados, interpretar os dados, digitar, apresentar, entregar, etc.)
dizendo o que vai fazer esse ano e o próximo ano (TCC) e para quê.
Exemplo:
1º Visitar a escola campo de
estudo (tal) para verificar que problema na
aprendizagem ela apresenta e que como normalista possa sugerir uma solução que
venha contribuir com a melhoria do ensino.
2º Observar na escola campo
de estudo (tal) o problema (tal), como as professoras e professores tem
resolucionado para encontrar uma forma mais eficaz que venha contribuir com a
aprendizagem do aluno.
3º Pesquisar com o aporte
teórico (ver minuta), articulando a relevância
intelectual e prática do assunto investigado para construir argumentos que
ocorra um ponto de encontro com as pesquisas científicas na mesma linha do tema
escolhido e a sua proposta.
4º Entrevistar (ver minuta) sobre o tema (digitar
o tema) reconhecendo as informações obtidas relevantes para dar
credibilidade ao projeto de intervenção.
5º Coletar dados e
interpretar para garantir a existência comprovada de uma boa base de estudos
sobre o tema em questão.
6º Digitar, imprimir e
encadernar o projeto de acordo com a ABNT (Associação Brasileira de Normas
Técnicas), orientadas pela professora Sueli Rodrigues de Albuquerque Ferreira
durante as aulas de Prática Pedagógica.
7º Apresentar o TCC
(Trabalho de Conclusão de Curso) a uma banca composta de educadores, com
representação da escola campo de estudo para avaliação.
********************************** outra folha ************************************************************
VI-
FORMULAÇÃO DAS HIPÓTESES
Digitar a hipótese
escolhida da minuta explicando as possibilidades de sua realização.
Construir outras
hipóteses a partir da principal explicando também as possibilidades de sua
realização.
Desenvolver no
mínimo três parágrafos e cada parágrafo no mínimo três linhas.
********************************** outra folha ************************************************************
VII-
EXPLICITAÇÃO DO QUADRO TEÓRICO
Desenvolver (mínimo
3 linhas) um parágrafo sobre as observações que foram feitas na escola campo de
estudo, destacando o problema em questão.
Desenvolver
(mínimo 3 linhas) um parágrafo mostrando
a importância do tema escolhido para a aprendizagem do aluno.
Desenvolver
(mínimo 3 linhas) um parágrafo citando o
que pretende ser desenvolvido nos capítulos, sem mencionar exatamente os
subtítulos.
1-
Digitar o primeiro capítulo
Desenvolver um
parágrafo (mínimo 3 linhas) sobre as observações feitas na escola campo de
estudo, destacando o tema do 1º capítulo.
Desenvolver (mínimo
3 linhas) um parágrafo mostrando a importância do 1º capítulo escolhido para a
aprendizagem do aluno.
Digitar (mínimo 3 linhas) explicando o que pretende pesquisar, como,
para obter informações necessárias para fundamentar a pesquisa.
Digitar (mínimo 3 linhas) interligando o conteúdo do 1º capítulo a
citação.
Digitar (mínimo 3 linhas) continuando o debate inicial.
Digitar (mínimo 3 linhas) continuando o debate inicial.
Digitar (mínimo 3 linhas) interligando
o conteúdo do 1º capítulo a citação.
Digitar (mínimo 3 linhas) continuando
o debate inicial.
Digitar (mínimo 3 linhas) continuando o debate inicial.
“Digitar a 3ª citação ” x
Digitar (mínimo 3 linhas) interligando o conteúdo do 1º capítulo a
citação.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
Digitar no mínimo três linhas continuando o debate inicial.
ADRIANA MARIA DE ARAUJO DOS SANTOS, vi o esqueleto do projeto do 3° NORMAL MÉDIO aluna da UEPA.
ResponderExcluir